A HUGHES apresentou nesta terça-feira (28) em evento em São Paulo, a HughesNet, um serviço de banda larga via satélite que chega ao Brasil nesta semana. Nos Estados Unidos, o serviço ocupa o primeiro lugar no ranking dos principais provedores de internet, por cumprir a performance divulgada aos consumidores, segundo o relatório anual Measuring Broadband America 2015¹, da Federal Communications Commission (FCC)².
Assim como na tecnologia oferecida nos Estados Unidos, no Brasil o novo serviço vai operar na banda Ka, faixa na qual os satélites de alta capacidade trabalham com um custo mais baixo, além de receber os mesmos padrões globais de qualidade. A HughesNet cobrirá 80% do território nacional na primeira fase de implementação, chegando amais de 4 mil municípios no primeiro ano de atuação. Até 2018, a companhia pretende ampliar o atendimento para 90% e, até 2020, passar a atuar em 100% do território nacional, com apoio do OneWeb, projeto de ampla cobertura com satélites de baixa órbita.
O serviço chega ao País como solução inovadora para levar internet de banda larga a locais não assistidos ou com soluções que não ofereçam uma experiência completa ao consumidor. De acordo com pesquisa Ipsosencomendada pela HUGHES³, 54% dos acessos de internet nos locais onde a HughesNetvai operar são feitos por uma outra tecnologia inferior à que a empresa vai oferecer. Além disso, o estudo mostra que 43% dos entrevistados afirmam não ter acesso à internet fixa e o principal motivo é que esse tipo de serviço não está disponível na local onde moram.
“A pesquisa da Ipsosainda revelaque 22% dos entrevistados acreditam que a velocidade da internet é um fator decisivo na escolha do provedor. Nos locais em que estará em operação, a HughesNet oferecerá um serviço com maior velocidade e mais qualidade, para respeitar as particularidades da população brasileira e cumprirsua missão de entregar comunicação a todos”, afirma Rafael Guimarães, presidente da HUGHES Brasil.
A tecnologia de banda larga via satélite utiliza franquia de dados, que varia de acordo com o plano contratado. Caso o usuário alcance o limite, a velocidade é reduzida, porém a internet não é suprimida. O consumidor ainda tem a opção de adquirir a franquia adicional por meio de um dos canais de venda. Os planos da HughesNet variam entre 10 Mega e 20 Mega de velocidade, no plano residencial (a partir de R$ 249,90 mensais), e de 15 Mega a 25 Mega de velocidade no plano empresarial (a partir de R$ 459,90 mensais). Confira abaixo todos os planos:
O serviço da HughesNet será distribuído pela Elsys, empresa brasileira com tradição no mercado de eletroeletrônicos e telecomunicações. A parceria comercial é para vendas, logística, instalação e pós-venda. O serviço está disponível para vendas a partir da próxima sexta-feira (1), pelo site da HughesNet, pela Elsys e pelo telefone 4003-5111.