A Agência Nacional das Telecomunicações (ANATEL) anunciou nesse ano seu plano de bloquear os smartphones irregulares e piratas no Brasil. Confira quem terá o celular bloqueado e se você corre este risco ou não.
Quando surgiram as primeiras notícias, muitas pessoas ficaram com receio e com dúvida tentando descobrir se seu aparelho seria ou não bloqueado, principalmente quem importou um celular de outro país, em especial da China.
Mas fique tranquilo, quem comprou o celular no exterior não terá o celular bloqueado se o telefone for certificado internacionalmente, como é o caso de muitos smartphones de marcas conhecidas.
[blockquote align=”none” author=””]É importante frisar que tal ação visa tirar de circulação aproximadamente 12 milhões de celulares piratas, contrabandeados e roubados que entram no mercado nacional anualmente. São celulares que atrapalham as telecomunicações, não permitem o rastreio e são usados principalmente em presídios.[/blockquote]
Fique tranquilo quanto a seu smartphone importado. Afinal, já pensou se qualquer turista estrangeiro que viesse visitar o Brasil tivesse seu celular bloqueado?
Quando começa a valer o bloqueio da Anatel?
A Anatel irá começar a bloquear celulares piratas em maio de 2018, primeiramente em Goiás e DF e a previsão é que até março de 2019 a Anatel conclua o bloqueio no país inteiro. Quem tiver um novo celular pirata irá receber uma notificação no momento que tentar habilitá-lo avisando que o aparelho é irregular, e em 9 de maio o mesmo ficará fora de serviço.
Quem já possui um celular pirata habilitado, está livre do bloqueio. Isso porque a medida vale apenas para os novos celulares que estejam sendo habilitados pela primeira vez. Essa decisão ocorreu devido ao volume de aparelhos piratas já em circulação no Brasil, no qual as empresas operadoras não teriam demanda para atendê-las.
Agora que você já sabe a regra de bloqueio de celulares da Anatel, saiba como pesquisar se aquele celular que você comprou é pirata ou irregular.
Como vejo o IMEI do meu celular?
Um smartphone regular possui o IMEI exposto em alguns lugares e claro, deve ser o mesmo número em todos eles. Você pode encontrar o IMEI do aparelho na caixa do produto, e em alguns modelos vem em um papel encontrado na parte traseira do smartphone, na nota fiscal (caso você tenha ela) e através do discador do gadget.
O método mais confiável para conferir o IMEI é através do discador. Acesse o discador (como se fosse fazer uma ligação) e digite *#06#, em seguida clique para ligar/chamar. O número de IMEI vai aparecer. Se seu celular for dual clip, irão aparecer dois números de IMEI´s. Anote este número e agora vamos pesquisar se ele é válido.
Consulte se seu IMEI é válido e se você terá seu celular bloqueado
Os smartphones irregulares não possuem IMEI válido, que seria semelhante ao CPF, onde cada pessoa deve ter o seu. As fabricantes de aparelhos irregulares utilizam um método que clona o IMEI, assim o cadastro individual acaba sendo usado em diversos aparelhos e esses são os smartphones que a ANATEL vai bloquear.
Para descobrir se o celular é pirata ou falso digite o IMEI no endereço abaixo no site da Anatel. Desta forma você terá como descobrir se o celular será bloqueado pela Anatel, ou até mesmo se ele é produto de roubo e furto.
http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao
Não corra o risco de ter o celular bloqueado. Compre de marcas e lojas confiáveis
Se você tem um smartphone de uma grande marca, seja ele comprado em solo nacional ou internacional, pode ficar sossegado, pois você está livre de ter seu aparelho bloqueado.
Em lojas como a Gearbest e Banggood, encontramos diversas fabricantes de smartphones, indo desde algumas muito conhecidas como Xiaomi, HTC, OnePlus, Huawei e outras que não são tão conhecidas, mas que também são sérias e produzem seus gadgets conforme é pedido pela lei. Estes celulares vão continuar funcionando normalmente.
Mas atenção, você pode encontrar smartphones irregulares aqui mesmo no Brasil, o Mercado Livre está cheio deles. Corra de anúncios como iPhone X ORRO, ou anúncios de celulares caros e de marcas famosas mas que estão sendo vendidos com um valor muito inferior ao de mercado. Desconfie, o barato sai caro! Provavelmente estes celulares são piratas ou produtos de roubo.
Agora que você já sabe como vai funcionar, não parece tão ruim certo? Comente abaixo com sua opinião e não esqueça de acompanhar nosso canal no Youtube.
Um abraço